Fones de ouvido podem causar perda de audição?
Blog do Dr. Adriano Caldart
É consenso entre os pesquisadores que a perda auditiva começa a se manifestar a partir dos 50 anos, sobretudo em razão do envelhecimento natural. O problema é que essa faixa etária está reduzindo e pessoas cada vez mais jovens também passaram a relatar dificuldades para ouvir.
Um dos principais responsáveis por este novo cenário é o uso abusivo e inadequado dos fones de ouvido. Com a ampliação do seu acesso, principalmente pela popularização dos smartphones, cada vez mais crianças e adolescentes estão utilizando este tipo de acessório.
É importante lembrar que o uso diário de fones de ouvido, por mais de 4 horas seguidas e em volume alto pode ser prejudicial à saúde auditiva. Mesmo que a curto prazo não sejam percebidas alterações significativas, o risco de danos à audição deve ser levado em conta.
Sendo assim, devemos ficar atentos aos sinais de alerta como dor, zumbido no ouvido, dificuldade de entender algumas palavras... Em caso de ocorrência de algum destes sinais, procure um Otorrinolaringologista de sua confiança!
Veja algumas dicas importantes para o correto uso dos fones de ouvido:
- Deixar o volume do aparelho no máximo em 60% de sua potência.
- Ter cuidado para que o som não seja ouvido pelas pessoas ao seu redor. Isto pode significar que o som está acima de 85 dB, o que provoca danos as células auditivas.
- Evitar o uso dos aparelhos por muitas horas.
- Evitar o uso em ambientes ruidosos, pois isso faz com que se aumente o volume, para competir com o ruído ambiente.
- Não dormir com o aparelho ligado, pois o ouvido precisa de descanso para se recuperar da sobrecarga sonora diurna.
- Dar preferência para fones de concha aos intra-auriculares;
- Evitar a utilização do fone em apenas uma orelha, o que nos obriga a aumentar a intensidade do som para compensar a falta de estímulo do outro lado.